Publicado em 01/07/2017 04:41

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANUAL ANTIRRÁBICA DE ANIMAIS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, inicia na segunda (03/07/17), a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A campanha seguirá até o dia de 21 de Julho, na zona urbana e rural de nosso município, e pretende imunizar cerca de 5.760milde cães e gatos, através da vacinação casa a casa que acontece de 03 a 20 dejulho, e um posto fixo na sexta, dia 21na quadra de esportes da praça central, os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente. O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina. Nosso objetivo é imunizar, pelo menos, 80% da população canina do município.

Enfatizamos que “a campanha se faz importante, porque só através da vacina de cães e gatos é que pode ser evitada a raiva humana”. A raiva é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.