Publicado em 07/06/2013 03:48

Manifestação Universidade Para Todos

Aconteceu hoje

De Feijó, Acre

Aconteceu na manhã de hoje (07) o grito dos estudantes e população em geral por Cursos de níveis Superiores no Município de Feijó.

Uma mobilização com a união da Câmara de vereadores, Prefeitura de Feijó, todo o corpo estudantil do Município, Deputados Federais e Estaduais, representante da UFAC, representante do IFAC, representantes de Associações e população em geral.

Foi a maior mobilização já realizada em Feijó para reivindicações por curso de nível superior para Feijó.

O Sr. José Alves Diretor de Interiorização da UFAC em seu discurso falou que cursos estão disponíveis, e que só faltam recursos para serem realizados. Discurso esse que causou indignação aos estudantes e a todos os presentes que não se contentaram com a infeliz resposta dada pelo Diretor.

Os vereadores presentes no ato em seus discursos classificaram como falta de respeito e compromisso com os estudantes e ao município que somente possui um Campus em total estado de deteriorisação, e ficou dito que, não vamos nos calar vamos brigar para que seja tomada uma medida de urgência para esse descaso com os estudantes. Afirmaram todos os vereadores que se pronunciaram.

O prefeito Mêrla em seu discurso falou que a prefeitura sempre esteve a disposição da UFAC e que  a Prefeitura já doou por duas vezes o terreno para que seja construído o novo Campus da UFAC no município, terreno esse que pelas duas vezes cedido retornou ao município por falta de construção, e completou " a razão maior pela qual estamos aqui, é que não temos representantes na Assembleia Legislativa, independente de que partido seja, precisamos estar atentos para colocarmos um representante nosso lá". -Encerrou.

Uma aluna emocionou a muitos ao ler uma poesia de sua autoria que falava do sonho de cursar uma faculdade, ao ouvir a poesia o Dep. Sibá disse que estava garantida a publicação das poesias da aluna em livro.

Os Deputados Federais Sibá Machado e Perpétua Almeida foram enfáticos e falaram que emendas e recursos eles tem sempre colocado a disposição da UFAC, mas que a mesma só tem interesse em realizar cursos na capital Rio Branco.

O Deputado Federal Sibá entregou de público ao prefeito Mêrla copia da emenda de 700.000,00 (setecentos Mil Reais) para aplicação no Município de Feijó.

Sendo que 300 mil serão destinados para reforma do núcleo da UFAC de Feijó, e o restante será para aplicar nos cursos que serão realizados no município.

O próximo passo dessa mobilização se não houver uma resposta positiva por parte da UFAC em relação as medidas que devem ser tomadas sobre os cursos, os estudantes juntamente com os vereadores, prefeitura e sociedade civil irão fechar a BR-364.

Fonte: Acessoria de Comunicação PMF